quinta-feira, 12 de março de 2009

Leche frita (Leite Frito)


Provei isto uma única vez, num bar, perto de uma estrada nacional, que tem uma rocha com um sino, no País Basco espanhol.

Esta receita é de família e é aquela que uso e fica óptima.


P.S. - No meio de tanto texto espanhol é natural que eu chegue a uma altura que já não me lembro como raio se diz algo muito simples em português (os professores devem compreender-me porque no final de corrigirem 5 ou 6 testes cheios de erros ortográficos, chegam a um ponto que já não sabem como se escrevem determinadas palavras básicas).


Ingredientes

· 500 ml de leite
· 3 c. sopa cheias maizena (= amido de milho)
· 4 c. sopa cheias de açúcar
· 2 gemas
· A raspa de meio limão
· Um pauzinho de canela
· Óleo para fritar
· Um pouco de maisena
· 2 ovos batidos
· Açúcar glass e canela


Elaboração

Dissolver a maizena, o açúcar e as 2 gemas com meio copo de leite (aprox. 100 ml.) e reservar.Levar o resto do leite a ferver com um pauzinho de canela e a raspa de meio-limão. Assim que começar a ferver, juntar a mistura anteriormente reservada e deixar aquecer uns minutos até ver que está a tomar a consistência desejada. (Fica como um puré de batata: pode deixar-se + ou – espesso dependendo do gosto). Deitar a massa num recipiente fundo, quadrado ou rectangular, até arrefecer e colocar no frigorífico até endurecer. (Para as massas mais espessas poderá ser só 2 horas e para as menos espessas serão 6 horas).Como é para cortar em fatias semelhantes às de um bolo caseiro, quanto mais alta fique a massa, mais grossas serão as fatias.Depois de solidificar, cortamos o preparado em fatias ou cubos (ao gosto de cada um).
Passam-se as fatias por maizena, depois por ovo batido e colocam-se a fritar em óleo bem quente até ficarem douradas.
Secam-se e, ainda quentes, passam-se por açúcar e canela. (Podem comer-se simples ou juntar só açúcar.)Serve-se frio e, com o passar do tempo ou no dia seguinte, é natural que se forme uma calda deliciosa.

1 comentário:

Patricia disse...

Já experimentei e está delicioso, de se chupar os dedos até ao cotovelo.