Provei isto uma única vez, num bar, perto de uma estrada nacional, que tem uma rocha com um sino, no País Basco espanhol.
Esta receita é de família e é aquela que uso e fica óptima.
P.S. - No meio de tanto texto espanhol é natural que eu chegue a uma altura que já não me lembro como raio se diz algo muito simples em português (os professores devem compreender-me porque no final de corrigirem 5 ou 6 testes cheios de erros ortográficos, chegam a um ponto que já não sabem como se escrevem determinadas palavras básicas).
Ingredientes
· 500 ml de leite
· 3 c. sopa cheias maizena (= amido de milho)
· 4 c. sopa cheias de açúcar
· 2 gemas
· A raspa de meio limão
· Um pauzinho de canela
· Óleo para fritar
· Um pouco de maisena
· 2 ovos batidos
· Açúcar glass e canela
· Óleo para fritar
· Um pouco de maisena
· 2 ovos batidos
· Açúcar glass e canela
Elaboração
Dissolver a maizena, o açúcar e as 2 gemas com meio copo de leite (aprox. 100 ml.) e reservar.Levar o resto do leite a ferver com um pauzinho de canela e a raspa de meio-limão. Assim que começar a ferver, juntar a mistura anteriormente reservada e deixar aquecer uns minutos até ver que está a tomar a consistência desejada. (Fica como um puré de batata: pode deixar-se + ou – espesso dependendo do gosto). Deitar a massa num recipiente fundo, quadrado ou rectangular, até arrefecer e colocar no frigorífico até endurecer. (Para as massas mais espessas poderá ser só 2 horas e para as menos espessas serão 6 horas).Como é para cortar em fatias semelhantes às de um bolo caseiro, quanto mais alta fique a massa, mais grossas serão as fatias.Depois de solidificar, cortamos o preparado em fatias ou cubos (ao gosto de cada um).
Passam-se as fatias por maizena, depois por ovo batido e colocam-se a fritar em óleo bem quente até ficarem douradas.
Secam-se e, ainda quentes, passam-se por açúcar e canela. (Podem comer-se simples ou juntar só açúcar.)Serve-se frio e, com o passar do tempo ou no dia seguinte, é natural que se forme uma calda deliciosa.
1 comentário:
Já experimentei e está delicioso, de se chupar os dedos até ao cotovelo.
Enviar um comentário